Áustria
Talvez você jovem, ou que não teve a oportunidade de conhecer muito sobre as primeiras copas não saiba, mas a Áustria já foi uma seleção potente e favorita de Copa. Aconteceu em 1934, na segunda edição da competição, sediada na Itália e que teve a mesma como campeã. A Áustria vinha como favorita devido ao seu elenco forte e seu esquema de jogo rápido e envolvente, o Wunderteam. Infelizmente essa brilhante equipe teve seu desempenho prejudicado durante a semi-final contra a anfitriã Itália devido a uma forte chuva que dificultou os passes rápidos da equipe e permitiu que a adversária tomasse a vantagem e vencesse por 1x0. Porém os Austríacos teriam outra chance de disputar a Copa em alto nível se não fossem os nazistas, isso pois a Alemanha se anexou a Áustria e eles formaram uma equipe só, porém evidentemente os jogadores Austríacos não foram de boa vontade para o torneio e logo foram eliminados na fase de grupos. PS: o jogador Matthias Sindelar, astro da equipe, se recusou a se unir ao time formado por Hitler e foi encontrado morto um ano depois em sua residência.
Hungria
Puskas, o nome que hoje é dado ao troféu de gol mais belo do ano, foi inspirado em um jogador espetacular Húngaro, que fazia parte do Time Dourado de 1954. A equipe era tão forte que venceu os primeiros dois jogos de 9x0 sob a Coreia do Sul e 8x3 contra a Alemanha Ocidental, foi para a Fase Final e eliminou o nosso Brasil por 4x2 e chegou a Final passando por cima dos Uruguaios. O tal Time Dourado era o favorito ao titulo, já estava a 32 jogos invictos e enfrentariam a mesma Alemanha que venceram por 8x3 na primeira fase, porém não foi bem assim. A Alemanha venceu o jogo por 3x2 e chegou ao seu primeiro título mundial, já a Hungria, nunca mais conseguiu chegar a uma final.
Portugal
A seleção Portuguesa decidiu em 1966 tornar sua estreia nas copas um marco em sua história. Tinha na equipe o prodígio Eusébio (vulgo melhor jogador da Portugal desde sempre) que ajudou a eliminar o Brasil logo na Fase de Grupos, eles passaram em primeiro após vencerem as 3 partidas da fase. Porém logo no primeiro jogo das eliminatórias a seleção estava a perder de 3x0 para os Norte Coreanos, até que Eusébio fez 4 gols e virou a partida, que terminou com o placar de 5x3. Mas ainda assim, não foi suficiente e eles foram eliminados na semi-final pela Inglaterra (que seria campeã desta edição de Copa) por 2x1, ainda ficaram com o 3° lugar após vencerem a também eliminada URSS. Essa foi a melhor campanha de Portugal até hoje.
Holanda
Se não bastasse ter merecido em uma unica edição, podemos dizer que a Holanda teve time para vencer pelo menos umas 3 vezes. A primeira foi em 1974 quando pela primeira vez víamos a seleção conhecida como Laranja Mecânica. O time tinha em seu plantel ninguém menos que Johan Cruijff, um dos melhores jogadores de todos os tempos e o técnico Rinus Michels, que revolucionou o futebol ao criar mudanças de posições durante a partida. Venceram 2 dos 3 jogos na Fase de Grupos, golearam a Argentina por 4x0 e venceram a Alemanha Oriental por 2x0, porém para passar para a Final precisavam enfrentar o Brasil, e venceram por 2x0 em um jogo tenso. Porém perderam para a Alemanha Ocidental na final por 2x1 de virada. Johan Cruijff foi eleito melhor jogador da competição. A equipe voltou a ser vice na edição seguinte quando perdeu para a Argentina por 3x1.
Em 2010 a equipe voltava a final de uma Copa e tinha fortes chances de ser campeã, isso pois tinha em seu time astros em alto nível como Arjen Robben, Wesley Sneijder, Robin van Persie, Huntelaar... a equipe venceu os 3 jogos da Fase de Grupos e depois eliminou respectivamente, Eslováquia por 2x1, Brasil por 2x1 de virada e Uruguai por 3x2. Infelizmente tinham pela frente a seleção espanhola que vinha com jogadores ótimos e em ótima fase e perderam a partida na prorrogação por 1x0. Essa mesma seleção voltaria a tentar em 2014 quando novamente passaria em primeiro lugar pela Fase de Grupos vencendo todas as partidas e ganhando de goleada da atual campeã Espanha por 5x1 (vingança), depois venceram o México por 2x1, a Costa Rica nos pênaltis e só foram parados pela Argentina na semi-final nos pênaltis, ainda conseguiram o terceiro lugar vencendo o anfitrião Brasil por 3x0. Pode-se dizer que essa foi a última Copa em que a Holanda teve chances reais de alcançar o titulo com esses jogadores já que não se classificaram para a Copa de 2018 e os 4 citados acima se aposentaram ou não estarão mais aptos até a futura Copa de 2022.
Croácia
A surpresa da Copa de 2018, uma equipe que nem de longe era considerada favorita e chegou a final com méritos. Venceu todos os jogos da Fase de Grupos, inclusive sob a Argentina e depois eliminou Dinamarca nos penaltis, Russia nos penaltis e a Inglaterra na prorrogação por 2x1, apenas foi parada pela brilhante geração francesa que venceu a final da Copa por 4x2. A Croácia se destacou por ser talvez (assim como a Holanda em 2014) sua melhor chance de vencer uma Copa, isso pois a mesma nunca havia chego até a final e tinha em seu elenco jogadores brilhantes como Luka Modric que foi eleito melhor jogador da competição e posteriormente do mundo, Rakitic e Mandzukic, Kovacic e Perisic. Alguns desses possivelmente não estarão na próxima edição pela idade e para que a Croácia possa disputar em alto nível novamente seriam necessários novos jogadores, algo que ainda não aparenta acontecer.
Esclarecimento breve: Isso não é um Ranking, apenas uma lista. Existem outras seleções que poderiam entrar aqui mas não tiveram campanhas tão únicas quanto essas. Talvez eu faça uma lista sobre os potenciais campeões de 2022, mas veremos. Aquele abraço e aquele beijo.
0 Comentários
se for falar merda, por favor prossiga