O Athletico PR ainda é um time considerado "pequeno"?

Primeiramente parabéns ao Athletico pela conquista inédita da Copa do Brasil, uma competição jovem e que muitos times grandes ainda não venceram, ou venceram pouco. É uma competição que tem melhorado muito de organização, premiação e regras, ainda deve ser feita uma avaliação sobre final única em campo neutro, que seria o mais ideal em diversos aspectos, mas por enquanto está muito bem e é um prazer assistir. 

Mas não querendo tomar tempo falando só dessa conquista, vamos também definir o que é a grandeza de um time? Isso seria ter muitos títulos? Um elenco caro? Um estádio moderno? Talvez uma frequência em grandes decisões? Bom, não tem como saber ao certo, cada um pode ter suas regras e seus pesos, definir o que mais importa seguindo suas crenças e considerações. MAS, algumas coisas são indispensáveis para se auto-proclamar, grande.

Títulos

Resultado de imagem para atlético pr campeão

Talvez o mais importante de todos, é o que traz honra, história, dinheiro e felicidade. Vencer títulos é exatamente a função de todo clube em qualquer país, isso pois, é pra isso que são montados elencos, treinos diários, viagens extensas e outras coisas, um clube só cresce quando vence títulos, não há outra forma. O Athletico a 10 anos atrás não podia nem ao menos dizer que era favorito de alguma coisa, um concorrente a um título importante ou sequer um ladrão de pontos dos grandes. Porém, aos poucos o clube foi se modernizando, mudando sua filosofia e almejando lugares altos na história do futebol nacional. É verdade que isso ainda não é uma realidade, mas o clube mudou muito e tem demonstrado resultados, em 2018 foi campeão da Sul-Americana pela primeira vez, um título de tamanho continental que apesar de não ser a maior competição das Américas, está ali do lado e também vem melhorando e atraindo mais público ao passar dos anos. Em 2019 venceu a Copa do Brasil em cima de um já definido clube "grande", e não simplesmente venceu, venceu com muita habilidade, ganhando a partida de ida e volta, mostrando uma superioridade nunca antes imaginada que o Athletico pudesse ter. Essa não é a cereja do bolo, não é a coroação de uma alavancada e muito menos o ponto final, o Athletico tem crescido e esses títulos trouxeram glórias e dinheiro suficiente para que o time se empolgue e tenha capacidade de almejar títulos maiores ano que vem. Chegou a hora do Athletico definir pontos maiores, a muito tempo não ameaça ser campeão do Brasileiro e ainda não fez uma campanha interessante na Libertadores, o time pode mais e merece mais, tem que trabalhar pra isso.

Estrutura

Resultado de imagem para arena da baixada

Hoje o Athletico tem o ÚNICO estádio brasileiro com teto retrátil, uma tecnologia avançada e cara; gramado sintético (que é a maior motivo de brincadeiras pelos adversários); capacidade de mais de 40.000 lugares e sede de Copa do Mundo, em um país com tantos estádios históricos, não é pra qualquer um. A reforma custou cerca de 30 milhões de euros e foi estreada em uma vitória em jogo amisto do Athletico (até então Atlético) por 2x1 sob o Cerro Porteño da Argentina.

Elenco

Resultado de imagem para renan lodi

Talvez o Athletico ainda não tenha alcançado um elenco definitivo e invejável, isso em razão das vendas de jogadores, lembremos rapidamente de Renan Lodi, jovem promessa que foi vendida ao Atletico de Madrid e hoje é títular do clube espanhol, sendo considerado até mesmo por seu antecessor Filipe Luis como um jogador de alto potencial. Vendeu Pablo por um valor absurdo ao São Paulo (muito mais do que merecia aliás) e possivelmente venderá Bruno Guimarães ano que vem. Porém, o clube recheou seu elenco com nomes pontuais que vêm agradando aos olhos, exemplos de Léo Cittadini, Rony, Marco Ruben, Robson Bambu e o goleiro Santos. Um elenco que em 2019 ainda recebeu Adriano, grande lateral consolidado na Europa e que vinha sendo muito disputado por grandes times como Santos e São Paulo, no fim, aceitou o Athletico.

Por fim, hoje o Athletico já saiu da classe de clubes pequenos, ou medianos, se continuar nesse ritmo facilmente poderá ser considerado grande, para isso bata deixar de vencer competições secundárias e vencer as maiores. Vencer um continental é ótimo, mas nem só de Sul-Americana se pode viver, é preciso alcançar lugares maiores na Libertadores, o mesmo serve para títulos Nacionais, ganhar a Copa do Brasil é incrível, mas ganhar o Brasileiro é 10x melhor. O Athletico tem nas mãos dinheiro, estrutura e confiança, pode fazer mais e nós amantes do futebol queremos que assim seja, os maiores podem sim ser mudados, clubes como Botafogo, Vasco, Fluminense e São Paulo precisam se reafirmar urgentemente, deixar de confiar em estadual e focar no topo novamente, enquanto isso, abrem margem para clubes como Athletico, o Ceará que melhorou muito tecnicamente e o Bahia que vem fazendo um ótimo campeonato brasileiro. O topo do futebol não é fixo, chega quem pode, fica quem tem planejamento, quem quer viver apenas de passado, sempre poderá ir no museu do seu time e ver as épocas de ouro, mas no presente, nem todos podem se dizer "grandes" e o Athletico está aí pra mostrar que é possível desafiar esse padrão e fazer os tais grandes do futebol brasileiro se apequenarem. 

Postar um comentário

0 Comentários